domingo, 7 de setembro de 2014


Quando um computador começa a ficar lento ou a apresentar problemas na abertura dos arquivos, está na hora de usar esta tão comum ferramenta. A desfragmentação optimiza a informação que é armazenada no disco para tornar o processamento mais rápido. Outra coisa que pode ser feita é programar esta tarefa para quando o computador não for utilizado, pois este processo poderá levar algumas horas.

Mas de que forma os ficheiros ficam fragmentados?
A fragmentação de um volume ocorre ao longo do tempo, à medida que guarda, altera ou elimina ficheiros. Muitas vezes, as alterações que guarda num ficheiro são armazenadas noutro local do volume, que não o ficheiro original. Isso não altera o local em que o ficheiro é apresentado no Windows, mas apenas o local em que a informação que constituem o ficheiro são armazenados no volume físico. Ao longo do tempo, tanto o ficheiro como o próprio volume vão ficando fragmentados, tornando o computador mais lento visto que tem de procurar em vários locais para abrir um único ficheiro.

Que programa deverei utilizar para desfragmentar o disco?
A Intech sugere a utilização do Desfragmentador do Windows pois é um programa que já vem com o próprio sistema operativo e é muito simples de usar.
Para quem não se adaptar ao desfragmentador do windows poderá usar também o Defraggler que é um programa grátis e eficiente na sua tarefa.

(Deixamos aqui um vídeo (em inglês) que pode ajudar a perceber todo este processo)


Se gostaste deste pequeno tópico sobre a desfragmentação do disco mete Like e partilha nas tuas redes sociais para que possamos crescer

Tagged:

0 comentários:

Enviar um comentário