Afinal o que são estes tão conceituados discos SSD?
SSD é a sigla usada para Solid State Drive e trata-se de um tipo de dispositivo para armazenamento de dados que, de certa forma, concorre com os discos rígidos. Os discos SSD não têm partes moveis tais como os discos rígidos (HDs).
Nos discos SSD, o armazenamento é feito em um ou mais chips de memória, dispensando totalmente o uso de sistemas mecânicos para o seu funcionamento.
Esta característica também faz com que discos SSD utilizem menos espaço físico, já que os dados são armazenados em chips especiais, de tamanho reduzido. Graças a isso esta tecnologia tem sido substituída em todo o tipo de tecnologia portátil. Outra vantagem da não utilização de peças móveis está no silêncio. não se ouve uma unidade SSD trabalhar, tal como pode acontecer com um HD.
Além disso, dispositivos SSD pesam menos e, pelo menos na maioria dos casos, podem trabalhar com temperaturas mais elevadas que as que são suportadas pelos discos rígidos. Há ainda outra característica considerável: o tempo da transferência de dados entre a memória RAM e unidades SSD podem ser muito menor.
A desvantagem de adquirir um disco SSD é no preço, devido a esta tecnologia ser muito recente os preços ainda estão muito altos embora poderem diminuir à medida que a sua utilização aumenta. Outra das desvantagens é no espaço dos discos em relação ao preço deles, um HD de 1TB poderá custar o mesmo que um SSD de 60GB (apenas o preço e não a performance do disco).
Se gostaste deste pequeno tópico sobre os discos SSD mete Like e partilha nas tuas redes sociais para que possamos crescer
0 comentários:
Enviar um comentário