sexta-feira, 12 de setembro de 2014


Memória de acesso aleatório (em inglês Random Access Memory, frequentemente abreviado para RAM) é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas electrónicos digitais.


A RAM é um componente essencial não apenas nos computadores pessoais, mas em qualquer tipo de computador, pois é onde basicamente ficam armazenados os programas básicos operacionais. Por mais que exista espaço de armazenamento disponível, na forma de um Disco Rígido ou memória flash, é sempre necessária uma certa quantidade de RAM e, naturalmente, quanto mais memória, melhor o desempenho, uma vez que os programas tendem a se desenvolver com o passar do tempo e da pesquisa científica.

É usada pelo processador para armazenar os arquivos e programas que estão sendo processados. A quantidade de RAM disponível tem um grande efeito sobre o desempenho, já que sem uma quantidade suficiente dela o sistema passa a usar memória virtual, que é lenta. A principal característica da RAM é que ela é volátil, ou seja, os dados se perdem ao reiniciar o computador. Ao ligar é necessário refazer todo o processo de carregamento, em que o sistema operacional e aplicativos usados são transferidos do Disco Rígido para a memória, onde podem ser executados pelo processador.


Resumindo, se tiver um computador apenas para navegar na internet não precisa de uma memória com muita capacidade e velocidade porque quanta mais velocidade e mais capacidade tendem em ser mais caras. Mas para um computador de jogos ou mesmo para edição de imagem já vai requerer umas memórias melhores, com mais velocidade e capacidade para obter um melhor desempenho. 

Se gostaste da nossa explicação dá-nos um like na nossa página no Facebook e partilha a mensagem com os teus amigos!

1 comentário: